Sinto que ainda existe muita confusão entre a Auto Maquilhagem e o que realmente é a Maquilhagem Pofissional.
Pode parecer óbvia esta diferença, até porque é como os nomes nos indicam.
Auto Maquilhagem é quando nos maquilhamos e a maquilhagem profissional é quando um(a) profissional nos maquilha.
Mas falo na essência da aprendizagem em si, será que é igual? Ou seja, se aprender a maquilhar-me irei ser capaz e irei estar apta a maquilhar outras pessoas?
E a resposta é não.
Quando se trata de formação e de aprender as técnicas e práticas desta profissão, temos de ir mais fundo. Não basta dizerem-nos faz assim, temos que perceber o porquê, como fazer, quando fazer e como adaptar consoante o rosto que temos à nossa frente.
É de extrema importância respeitarmos este processo de aprendizagem, porque quando se trata de maquilhagem profissional, o resultado vai muito além de saber aplicar um determinada sombra no olho. Requer que saibamos que sombra vamos aplicar, qual a melhor cor, qual a melhor textura, qual a técnica que vamos escolher, e de que forma a vamos aplicar, e tudo isto para chegarmos a um determinado resultado.
E sim, um(a) Maquilhador(a) é alguém que teve formação, muita formação para estar a exercer a profissão. É errado acharmos que só porque “temos jeito para a coisa” podemos ir para o mercado trabalhar como se fossemos profissionais.
Se sonhas ser uma Maquilhadora Certificada sabe mais sobre a Certificação em Maquilhagem Profissional aqui.💄